A fotografia de dentro para fora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Todo mundo começa comprando uma máquina, tirando fotos de amigos e, não muito tempo depois, criando um perfil nas redes sociais se autodenominando “fotógrafo”, não é verdade? Tem sido assim em nossos dias com muitos e não podemos dizer que está certo ou errado. Afinal, cada pessoa tem seus motivos específicos para ingressar no ramo da fotografia.

Mas faça uma análise rápida comigo: quando penso em ser médico, advogado ou ingressar em qualquer outra profissão, o que devo fazer? A resposta é óbvia: estudar e me preparar para poder exercer determinada atividade. Pois é, na fotografia não pode ser diferente.

Por isso, neste texto, abordarei alguns conceitos importantes que, para quem já está a muito tempo na estrada podem até ser básicos, mas para quem está começando tornam-se inteiramente essenciais.

Vamos lá.

O nosso grande problema quando buscamos algo é que sempre queremos resultados imediatos e instantâneos. “Ah! Quero ser fotógrafo”.  “Fazer um pouco de tudo”, aí simplesmente abre um estúdio pensando que a agenda vai lotar de uma hora para outra e encher o bolso de dinheiro, porém passam os anos e você percebe que não saiu do lugar. Inércia total em sua rotina. E aí? O que fazer?

Tudo começa na mente…

 Você já parou para pensar como isso acontece em suas fotografias? Tudo que nos propomos fazer acontece duas vezes: há uma criação mental que se projeta em uma criação física. Será que você quando decidiu ser fotógrafo imaginou quais equipamentos seriam necessários para isso? Se realmente seria preciso um espaço físico? Quanto iria investir inicialmente? Quantos fotógrafos existem em sua região e em que eles se destacam para que você possa fazer melhor e oferecer um produto diferenciado para o seu público? Todas essas questões precisam ser levantadas antes de partir para a execução: isso se chama planejamento.

“Podemos viver correndo, até muito eficiente, mas só seremos verdadeiramente eficazes quando tivermos objetivo em mente”.

Quando você começar a entender isso e saber o que realmente deseja fotografar, não tenha dúvidas, chegará mais rápido em seu objetivo. Lembre-se: tudo começa na mente. Então, coloque tudo que pensa no papel, levante todas as questões possíveis para depois partir para a ação.

Sucesso verdadeiro

Nós geralmente somos bons em criticar os defeitos das pessoas ou os trabalhos que elas executam. Mas você costuma fazer a avaliação dos seus próprios trabalhos? Este é um dos princípios básicos para alcançarmos êxito no que fazemos. Aliás, já dizia alguém que “todos querem mudar o mundo mais ninguém quer mudar a si”.

Acredito que a fotografia compartilha dessa mesma essência. Afinal, quando passarmos a olhar melhor nossos cliques, apontando os nossos próprios erros e buscando melhorar sempre, sem olhar para os lados ou fazer comparações, evoluiremos em nossos trabalhos fotográficos. No entanto, isso precisa se tornar um hábito em sua vida. Por isso, já dizia Aristóteles,

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mais sim um hábito”.

Lendo estas palavras, fica fácil perceber que essa constante autoanálise de meus trabalhos me tornará um grande fotógrafo. Isso não significa que será fácil, claro que não. Porém lhe exigirá muita disciplina e esforço.

Para finalizar, não tenha medo dos erros. O medo é, sem dúvidas, um dos maiores vilões da nossa mente e nos faz estagnar diante dos erros cometidos. Do contrário, use esses erros para criar novas possibilidades e alcançar novos objetivos.

Já dizia Vince Lombardi: “Senhores, vamos buscar a perfeição, e vamos buscá-la de forma incessante, sempre sabendo que jamais podemos atingi-la. No caminho, porém alcançaremos a excelência”.

More to explorer

O poder da influência na fotografia

Posso lhe afirmar que todos os dias sofremos algum tipo de influência, seja pela mídia, pelos amigos ou outros meios. Tudo é

Lorem Ipsum Copy Copy

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando

Lorem Ipsum Copy

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando

Copyright © 2018 – Todos os Direitos Reservados